Powered By Blogger

22 de setembro de 2009

Uma das jóias de Schmidt

(Picture by Somewhere In Time) 

POEMA


Repousarei na tua memória a minha imagem
Quando chegar a noite
E o vento me arrastar para os largos espaços,
repousarei na tua memória a minha imagem
E estarei em ti pousado,
como a cor da superfície dos mares;
E estarei em ti como a emoção nas lágrimas;
E estarei em ti como a saudade nos olhos imóveis.
Irá da minha imagem
para a tua compreensão
o sentimento do meu mistério,
o ignorado segredo dos movimentos do meu ser.
E ficarei em ti, iluminado,
e distante,
e serei como a luz inútil,
Como a lanterna balançando
nas pequenas estações passadas,
nessa longa viagem sem termo.

(Augusto Frederico Schmidt)

ooOoo



Adoro esse poema de Schmidt e adoro o filme Em Algum Lugar do Passado. Aliás, tenho o dvd do filme, o livro e o cd da trilha sonora. Vale a pena conhecer os três. São belíssimas obras de arte. O livro é rico em detalhes, o filme em poesia e a trilha... nossa... essa faz viajar no tempo.
Conheci o poema de Schmidt ainda em época escolar, quando cursava o 1º grau. Desde então, esse poema acompanhou-me vida afora, gravado em minha retina. Quando assisti o filme Em Algum Lugar do Passado, vi  a intensidade do poema na cena em que Richard Collier admira a fotografia de Elise McKeena. Resolvi, então, fazer uma pequena homenagem ao poema e ao filme, jóias raras em meu pequeno baú cultural.

Para maiores informações sobre o livro, filme e trilha sonora, siga o link:http://catalivrosromances.blogspot.com/2006/10/leia-veja-e-oua.html#links
Para maiores informações sobre a obra de Schmidt, siga o link:

3 comentários:

  1. Linkei você através do Armando, divino seu blog!!! Arte e poesia...
    Beijos...

    ResponderExcluir
  2. Honrada em ver um post meu servindo de referência em teu blog! BJS e Abraços!
    Drica Bitarello

    ResponderExcluir
  3. Drica, a honra é toda minha.
    Seu post é um ótimo complemento para quem deseja se aprofundar. Pesquisa muito bem feita. Eu não faria melhor, portanto, tratei de colocar o link. Obrigada por disponibilizar.

    ResponderExcluir